O Techland resolveu tornar a batalha objetiva e reuniu diversas pesquisas da área mobile sobre os mais diversos aspectos de cada sistema operacional – da quantidade de apps ao lucro gerado à empresa –, deixando com os gráficos a tarefa de mostrar qual dos dois é melhor. Nessa luta há diversas variáveis, portanto vale deixar claro que foram consideradas as pesquisas mais recentes. Além disso, apesar de haver outros sistemas operacionais móveis relevantes, como o Windows Phone e o BlackBerry, optou-se por manter o foco nos dois principais, o Android e o iOS. Prontos para a batalha? Round 1 – Vendas e uso Vendas de smartphones no mundo O Android ganha com folga quando o assunto é vendas. Com 70,1%, o sistema móvel da Google prova que caiu no gosto dos usuários – pelo menos por enquanto. O iOS, restrito ao iPhone, fica com 21%. Quando: 4o trimestre de 2012 Pesquisa: IDC Android: 70,1% iOS: 21% Uso de smartphones nos EUA Levando em conta todo e qualquer norte-americano com mais de 13 anos que tenha um smartphone, o Android, com 52,3% de market share, fica mais uma vez à frente do iPhone, 37,8%. Pesquisa sobre smartphones Quando: Janeiro 2013 Pesquisa: ComScore MobiLens Android: 52,3% iOS: 37,8% Vendas de smartphones nos EUA Nos EUA, o iPhone pode até vender mais – talvez devido a parcerias com operadoras, que fornecem o aparelho a um custo baixo –, mas mesmo assim não consegue superar o Android, responsável por 51,2% das vendas, contra 43,5% do sistema da Apple. Pesquisa sobre smartphones Quando: Novembro 2012 a Fevereiro 2013 Pesquisa: Kantar Wordpanel Comtech Android: 51,2% iOS: 43,5% Vendas de tablets no mundo De certa forma pioneiro na reinvenção dos tablets, o iPad continua sendo o favorito, o que eleva o uso do iOS entre os tablets para 53,8% contra 42,6 do Android. O sistema operacional do Google, contudo, tem se dado bem devido aos tablets menores, com um tamanho de tela de 7”, modelos bastante procurados pelos consumidores. Quando: Dezembro 2012 Pesquisa: IDC Android: 42,7% iOS: 53,8% Empresas que mais vendem smartphones Ao utilizar metodologias diferentes, duas pesquisas sobre um mesmo assunto podem chegar a resultados completamente distintos. Foi o caso deste estudo da IDC e da Strategy Analytics sobre quais empresas mais vendem smartphones. Enquanto que a primeira aponta uma vantagem de 7,2% da Samsung frente à Apple, o segundo estudo coloca a Apple à frente, com uma diferença de 1,7%. Pesquisa sobre smartphonesPesquisa sobre smartphones Quando: 4o trimestre de 2012 Pesquisa: IDC, Strategy Analytics Android: 29% (IDC), 32,3% (SA) iOS: 21,8% (IDC), 34% (SA) Lucro gerado pela venda global de smartphones Pesquisa sobre smartphones Apesar de a Samsung também utilizar o Windows Phone em alguns de seus modelos, é inegável que a empresa é a grande responsável pelo uso do Android no mundo. Sendo assim, a Canaccord Genuity comparou o lucro da Apple e da Samsung a fim de comprovar que nem sempre quem mais vende é quem mais ganha. A Apple teria tido 72% de lucro, enquanto que a Samsung ficou com apenas 29%. Quando: 4o trimestre de 2012 Pesquisa: Canaccord Genuity Android – Samsung: 29% iOS: 72% Round 2 – Apps disponíveis Quantidade de apps disponíveis Neste ponto, pouco os usuários de ambos os sistemas operacionais móveis podem reclamar. Existem apps para tudo. Afinal, são mais de 800 mil em cada uma das lojas. Pesquisa sobre smartphones Quando: Abril 2013 Pesquisa: AppStore e Google Play Android: + 800 mil iOS: + 800 mil Quantidade de apps específicos para tablets disponíveis Por apresentar um tamanho de tela maior, muitos desenvolvedores concordaram em criar apps específicos para tablets. Sendo assim, a AppStore oferece mais de 300 mil apps para iPad. Contudo, não é possível saber pelo Google Play um número certo. Ficamos com a incógnita. Quando: Abril 2013 Pesquisa: AppStore Android: não informado iOS: +300 mil Qualidade dos apps – uTest Pesquisa sobre smartphones Embora este seja um tópico bastante subjetivo, há uma forma de monitorar a qualidade dos apps usando as mesmas regras. O uTest é um serviço online que usa comentários e ratings para atribuir uma nota de qualidade a apps. Segundo o serviço, a qualidade dos apps da AppStore ficou com a nota 68,5, enquanto que os aplicativos da Google Play foram avaliados em 63,3. Quando: Janeiro 2013 Pesquisa: uTest Android: 63,3 iOS: 68,5 Quantidade de apps baixados Além de ser mais utilizado, o Android parece ser mais bem aproveitado que o iOS. Isso porque 51% de todos os aplicativos baixados para todas as plataformas eram para Android, enquanto que apenas 40% eram para iOS. Pesquisa sobre smartphones Quando: 1o trimestre de 2013 Pesquisa: Canalys Android: 51% iOS: 40% Valor gerado pela venda de apps Apesar dos usuários Android baixarem mais aplicativos, são os desenvolvedores para iOS que estão lucrando mais. De toda a quantia gasta em apps durante o 1o semestre de 2013, 74% dela veio de usuários de iOS, enquanto que apenas 20% veio do Android. Pesquisa sobre smartphones Quando: 1o trimestre de 2013 Pesquisa: Canalys Android: 20% iOS: 74% Round 3 – Extras Maior uso da internet Quem mais faz uso da internet? Usuários Android ou iOS? Mais uma vez, devido a metodologias distintas, foi possível encontrar dois resultados diferentes para uma mesma situação. A NetMarketShare considera que 61,4% dos usuários que fazem uso da internet são iOS, enquanto que apenas 24,3% seriam Android. No entanto, segundo a StatCounter, o cenário é completamente diferente. 37,2% dos usuários que usam a internet são usuários Android e 27,1% usam iOS. Pesquisa sobre smartphonesPesquisa sobre smartphones Quando: Março 2013 Pesquisa: NetMarketShare, StatCounter Android: 24,3% (NMS), 37,2% (SC) iOS: 61,4% (NMS), 27,1% (SC) Uso corporativo Dentro das empresas, o ambiente controlado do iOS parece conquistar mais funcionários. O uso em business dos smartphones é liderado pelo iOS (62%), contra 35% do Android. Pesquisa sobre smartphones Quando: 4o trimestre de 2012 Pesquisa: Citrix Android: 35% iOS: 62% Qual é o melhor, afinal? Android vs Apple Em termos de venda e uso, o Android ganha disparado. Isso está relacionado ao fato de que este não é um sistema exclusivo e está presente em centenas de modelos de smartphones e tablets pelo mundo. Outro fator que colabora é o preço de alguns desses aparelhos, que são muito mais acessíveis que um iPhone, por exemplo, facilitando a popularização do sistema. No entanto, é inegável dizer que a Apple sabe como fazer dinheiro. Mesmo não sendo o sistema operacional mais utilizado, a empresa conseguiu fazer com que ele seja altamente rentável, garantindo aos cofres de Tim Cook muitos milhões de dólares todos os anos. É curioso perceber como, neste cenário do mobile, não é o mais popular quem faz mais dinheiro. Vale lembra, “até agora, é um mercado completamente diferente do de PCs nos anos 90, quando o market share estava diretamente relacionado ao sucesso financeiro”. E então, falta estratégia para o Android ou sobra hype para o iOS? Fonte: Techland
Matéria completa:
https://corporate.canaltech.com.br/analise/mobile/os-numeros-nao-mentem-android-ou-ios-qual-e-o-melhor-7657/