Como funciona o Scrum?
Se você está pensando em iniciar uma viagem para o mundo ágil e decidiu escolher o Scrum como companheiro, esse post lhe será bastante útil. O Scrum é um framework para gerenciamento de projetos complexos, sendo um dos métodos ágeis mais populares do mundo. Muitas empresas estão abandonando modelos tradicionais e migrando para o modelo de trabalho proposto pelo Scrum, o que tem possibilitado entregas em menor tempo e com mais valor agregado para o cliente. Porém, muitas pessoas sentem uma dúvida comum ao tentar aplicar o Scrum, a de como ele funciona exatamente, quais seus eventos, artefatos e papéis. Nesse post eu explico como o framework Scrum funciona e quais os pontos mais importantes, trazendo uma visão geral do método.
O Scrum em ação
O Scrum busca entregar resultados de maneira mais rápida e com menor custo, focando em fornecer produtos e serviços que se alinhem as necessidades do cliente. Ao implementar o Scrum em sua organização, é importante que todas as partes envolvidas se concentrem com a ideia de o “cliente em primeiro lugar”. Estando com essa visão bem estabelecida, será possível entregar produtos que realmente impactem os negócios do cliente.
Implementar o Scrum não precisa ser uma coisa assustadora. Claro, o Scrum é sim diferente das abordagens tradicionais para gerenciamento de projetos, mas essa diferença é a principal razão pela qual ele funciona. Como em qualquer tipo de adoção você irá passar por pontos altos e desafiadores, mas os resultados poderão ser bem gratificantes. O Scrum fornece resultados para melhorar suas taxas de sucesso e, ao mesmo tempo, consegue construir equipes mais engajados e com níveis mais altos de satisfação.
É isso, espero que tenha gostado da aula e do Scrum… 😉